PALESTRA

Jornalista fala sobre novas profissões e o mercado de trabalho

Christiane Pelajo comenta em palestra do Agenda Limeira impactos das mudanças advindas da tecnologia no trabalho


31/10/2019 10:02:00




A jornalista Christiane Pelajo (Foto: Sarah Brito)

A debatedora e palestrante da 2ª edição do Agenda Limeira, Christiane Pelajo, âncora da GloboNews, iniciou a palestra na manhã desta quinta-feira (31) falando sobre as profissões do futuro e o que mercado de trabalho espera dos profissionais que atuam e irão atuar no futuro. Para ela, é necessário adaptação e ficar atento às mudanças, cada vez mais rápidas devido aos avanços tecnológicos.

"Tantas profissões vão surgir a cada dia, advindas da tecnologia. Temos a Siri, que é a inteligência artificial do iPhone, por exemplo. Quem escreve para isso? Isso é uma tecnologia. Na Vivo, uma das meninas que escreve para a Aura é uma jornalista de menos de 30 anos. Ela conta que é preciso muita criatividade, pois ela pensa no que a tecnologia deve responder para as mais variadas perguntas", disse.

Pelajo fala ainda que é importante também valorizar os profissionais mais velhos, que têm um senso de hierarquia muito complexo e, hoje, estão sendo buscados por startups. A palestra faz parte do Agenda Limeira, organizado pelo ACidade ON e Oceano Azul e com apoio da Desenvolve SP. 

No futuro para a jornalista, algumas habilidades são fundamentais, entre elas criatividade, empatia, comunicação, persuasão e capacidade de aceitação a mudanças. "Os robôs serão mais produtivos que nós, não precisam comer, não precisam cuidar de filhos. Mas algumas características humanas eles não terão. Quem tiver, estará com o emprego garantido", disse.

A jornalista citou ainda uma pesquisa da UCLA, da California (EUA), que diz que duas em cada três crianças que hoje estão no ensino fundamental vão trabalhar com profissões que ainda não "O mundo mudou completamente, a tecnologia está em todos os aspectos da nossa vida. A gente tem que mudar junto".