EVENTO

2ª edição do Agenda Limeira debate economia e traz autoridades

Evento ocorre na manhã desta quinta-feira (31) na cidade e debate desafios da economia e perspectivas


31/10/2019 09:36:00




O diretor geral da EPTV, André Coutinho Nogueira (Foto: Sarah Brito) 

A 2ª edição do Agenda Limeira ocorre na manhã desta quinta-feira (31) no Senac da cidade e debate os rumos da economia na região e no Estado de São Paulo. O evento é organizado pelo ACidade ON e Oceano Azul e conta com o apoio do Desenvolve SP. A jornalista e âncora da GloboNews Christiane Pelajo é a palestrante e debatedora do evento.

O objetivo, neste ano, assim como no ano anterior, é debater os desafios da economia, assim como trazer prosperidade para a cidade, trazendo emprego e geração de renda. O tema deste ano é "Como debater os os desafios da economia e como aproveitar as oportunidades".

A abertura do evento foi feita pelo diretor geral da EPTV, André Coutinho Nogueira, que falou sobre o papel da imprensa em uma sociedade democrática de fomentar não só a fiscalização mas também o debate. "O evento ficou maior, cada vez estamos em mais cidades. E continuamos a trazer esta discussão de alta relevância", disse.

Em seguida, tomou a palavra o prefeito de Limeira, Mário Bottion (PSD), que comentou sobre a situação da cidade e as medidas que têm criado para enfrentar a crise econômica, entre elas o Projeto de Lei Complementar N° 25/2019, da Prefeitura, que altera dispositivos da Lei Nº 1890/1983, que dispõe sobre o Código Tributário Municipal. A proposta reduz o ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) cobrado de serviços de informática e congêneres. O Projeto foi aprovado na noite de terça-feira (30) pela Câmara de Limeira.

"A sociedade mudou, na questão de buscar emprego. Precisamos criar emprego. E o empreendedorismo tem essa característica", disse. Por fim, o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado, parabenizou a iniciativa da EPTV e do ACidadeON de promover o evento e comentou sobre o cenário de perspectiva positiva após a reforma da previdência e os impactos em projetos da pasta.

"Esperamos um crescimento principalmente na área de infraestrutura. No Estado, teremos uma nova matriz de logística, com um novo modelo de transportes. É um novo sistema ferroviário, entre eles temos o TIC (Trem Intercidades) e o sistema de cargas. Além disso, teremos uma hidrovia na região de Pederneiras. Essa matriz privilegia a intermodalidade", disse.

DESENVOLVE SP E DEPUTADO

O deputado estadual Rafa Zimbaldi (PSB) também prestigiou o evento e falou da importância de iniciativas como o Agenda. "Em momentos como este, as empresas se unirem com a iniciativa pública é fundamental. Além disso, as pequenas e médias empresas são muito importantes, pois acabam gerando mais empregos", disse.

A Desenvolve SP, por meio do gerente de negócios e operações Rafael Bergamaschi, afirmou que o evento traz o empresário mais próximo do governo e da agência de desenvolmimento do Estado. "Muitos empresários acham que é algo distante, que está fora da realidade. Mas atendemos empresas com renda anual de R$ 81 mil até R$ 300 milhões. Temos linhas de crédito desde o capital de giro, a compra de máquinas e equipamentos a projetos de inovação e sustentabilidade", disse. A missão da Desenvolve SP é apoiar micros, médias e grandes empresas além dos municípios.